segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

in... SABER VIVER.. giro e a seguir pergunto... a que horas vou trabalhar?



Um plano recheado de conselhos que deve (mesmo) seguir


O começo de uma nova etapa, como o início de um novo ano ou o recomeçar após uma separação, é o momento ideal para redefinir muitas coisas como, por exemplo, fazer exercício e rever a alimentação. Saiba como colocar o seu plano em prática.

Mesmo que não goste do que vai ler, temos de dizer-lhe, o exercício regular é essencial para perder peso e, ao mesmo tempo, ganhar firmeza.

E quanto à alimentação, deve ser a seguinte, mais ou menos hipocalórica (com poucas calorias), rica em frutas e verduras e com presença obrigatória dos três nutrientes essenciais (hidratos de carbono, proteínas e gorduras), para além de não saltar nenhuma refeição, ingerir água suficiente.

No mundo das dietas já tudo foi inventado mas não pode, de forma alguma, ignorar estas premissas. Uma boa ideia é elaborar planos semanais com 14 ementas alternativas (sete para o almoço e sete para o jantar) e ir riscando à medida que as vai consumindo. Isto pressupõe uma alternativa mais leve à rigidez dessas dietas em que a obrigam a comer o indicado, sem permitir a sua substituição por outro nutriente que talvez lhe apeteça mais mas que lhe permite ter um controlo mais ou menos fiável de tudo o que consome, evitando sobretudo petiscar sem regras.
Nutrientes para o ânimo


Seguir uma alimentação equilibrada é um dos melhores aliados para enfrentar a famosa síndrome pós-férias. Esta síndrome manifesta-se através de sintomas que podem ser parecidos com os da depressão, irritabilidade, cansaço, tristeza, apatia, ansiedade, insónia, dores musculares, tensão, náuseas, palpitações, sensação de sufoco e problemas de estômago. Pode prevenir e aliviar estes sintomas, seguindo uma dieta equilibrada, saudável e rica em vitaminas e minerais que lhe proporcione uma dose de energia extra e, para além disso, a depure dos excessos do Verão.

Pelo que, caso pretenda influenciar o ânimo através da alimentação, é preferível ingerir alimentos que estimulem a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar e apetite. Entre eles, Magda Roma sugere as massas, o arroz, o pão, os cereais e as nozes. Para além disso, deve também consumir alimentos ricos em triptofano, proteína que aumenta os níveis de produção de serotonina, tais como, peixe, lacticínios, chocolate e tomate. Verifique se a sua alimentação preenche estes requisitos.


PLANO DE DIETA



Pequeno-almoço

Inicie esta refeição com um café e/ou com uma bebida de soja, de preferência light. Se necessário, adoce com sacarina. Ingira uma torrada de pão integral com azeite rico em ómega-3 ou cereais integrais. Complemente com um sumo de laranja natural ou um quivi.



Meio da manhã

Uma a duas fatias de ananás e uma infusão (por exemplo, de chá verde ou vermelho) são uma boa opção.



Almoço

Ingira verduras como entrada. O melhor é optar por aquelas que são ricas em antioxidantes e em fibra, tomate, cenoura, alho francês, cebola, alcachofra, rabanete, chicória, endívias, beringela, beterraba, nabo, abóbora, brócolos, algas wakame e kombu No que se refere ao prato principal, durante dois dias por semana deve ingerir leguminosas.


Nos restantes dias, pode comer todo o tipo de peixes, carnes brancas e magras, com uma guarnição ligeira como, por exemplo, pimentos vermelhos ou espargos verdes.

Segundo Magda Roma, «deve ter-se em conta também a escolha de alimentos pobres em colesterol. O ovo, o marisco e os moluscos, por exemplo, são alimentos baixos em calorias mas ricos em colesterol, pelo que devem ser evitados ou ingeridos com moderação».

«De nada vale ter regras se as escolhas podem provocar dislipidemias (valores elevados de triglicéridos e de colesterol)», refere ainda a nutricionista. Para sobremesa, opte por uma infusão.

Meio da tarde

Uma boa opção é uma a duas fatias de ananás. Pode também optar por gelatina. «A gelatina é rica em colagénio, que previne alguns sintomas típicos das mudanças de temperatura, como dores nas articulações. Para além disso, o colagénio faz parte da nossa pele, que, para ter um aspecto saudável, deve conter colagénio e elastina suficientes para não apresentar sinais de flacidez e, até, de envelhecimento cutâneo precoce, que é acelerado pela exposição solar excessiva», adverte a nutricionista. Termine com uma infusão.

Jantar

Cerca de 15 minutos antes de jantar, ingira uma tigela de caldo depurativo. Para prato principal, opte por carne de ave ou peixe branco e, duas vezes por semana, ovos. Outra opção é comer uma salada rica com queijo fresco magro, frango cozido desfiado ou peixe magro. Para sobremesa, ingira uma infusão.

As regras desta dieta


A melhor maneira de preparar as verduras é em forma de salada (pode acrescentar um punhado de aveia, muito rica em zinco, que é um grande antioxidante), crudités ou ligeiramente salteadas. As leguminosas são ricas em proteína vegetal, muito benéfica para o organismo. Os caldos são depurativos. Para além de saciar a fome e de fazer com que ingira menos calorias à noite, permite-lhe eliminar toxinas. Prepara-se com quatro alhos franceses, dois nabos, um pouco de aipo e uma cebola.

Não se esqueça de se mexer

Não há volta a dar, se não se mexer, não queima calorias. Se está farta de pagar inscrições em ginásios onde que nunca põe o pé, e nem sequer cumpre o seu objectivo de praticar aeróbica todos os dias quando sai do trabalho (coisa que já verificou ser praticamente impossível), há uma opção mais executável, menos heróica e igualmente eficaz: caminhar diariamente.

Os benefícios de fazer, pelo menos, três caminhadas por semana a um ritmo intenso durante 40 minutos estão comprovados, e não só para emagrecer mais depressa mas também para evitar problemas de saúde futuros.

Apetece-lhe uma actividade mais exótica? Então pratique dança do ventre. Entre os seus benefícios
encontram-se a redução do abdómen e o alívio dos incómodos relacionados com a síndrome pré-menstrual. Pode optar por aulas ou comprar um DVD que inclua os passos básicos desta modalidade





1 comentário:

  1. Bahhh!!! Modernices!!! Na altura do verão vai um anticelulitico, para me sentir menos culpada pelos erros de um ano inteiro....

    ResponderEliminar