domingo, 20 de março de 2011

Carlos Gil






















Carlos Gil: "O Professor Cavaco tem apreciado o meu trabalho" (com fotogaleria)


20-03-2011

A uma semana de apresentar a colecção do próximo Inverno, no Portugal Fashion, Carlos Gil, que se tornou mais conhecido por ser estilista da primeira-dama, fala-nos das suas inspirações e tendências para o próximo ano.



Correio da Manhã – Na próxima semana apresenta a colecção de Inverno 2012 no Portugal Fashion. Porque não esteve na ModaLisboa?



Carlos Gil – É com grande prazer que faço parte do grupo de estilistas escolhidos para desfilar no Portugal Fashion. Em Lisboa todos os anos faço várias passagens de modelos. Este ano não foge à regra. Estarei, a convite do Hotel Marriott, a apresentar a minha colecção às embaixadoras do Mundo. É um privilégio.



– Como é a colecção que vai apresentar no Porto?



– É talvez a colecção mais feminina que já fiz. Inspirei-me numa imagem de liberdade, tranquilidade e delicadeza ao olhar um bando de pássaros. Cortes delicados e estruturados aliam-se à leveza dos tecidos, texturas, padrões e estampados desenhados de um exclusivo colorido de pássaros. As cores nuas dão identidade à colecção e, conjugadas com apontamentos de tons frescos, dão carácter e personalidade.



– Que manequins vão desfilar?



– Carla Matadinho será uma presença obrigatória.



– É o estilista da dr.ª Maria Cavaco Silva. Como a conheceu?



– A Katia Guerreiro, para quem eu desenho para espectáculos, apresentou-me à drª Maria, que gostou da sua imagem em palco.



– Continua a ser o estilista dela neste segundo mandato?



– Sim, não gosto de falar do futuro, prefiro falar do passado, e nesse sei que cumpri o meu dever. É uma honra para um estilista vestir a primeira-dama do seu país.



– A dr.ª Maria Cavaco Silva é muito exigente nos pedidos ou aceita facilmente as suas sugestões?



– Estou habituado a trabalhar para pessoas exigentes, e a drª Maria não foge à regra. É um desafio para mim. No início tive algum receio, mas agora estou à vontade no que diz respeito às minhas propostas, que têm sido sempre bem aceites.



– O professor Cavaco já lhe fez alguma sugestão em relação à primeira-dama?



– Não, contudo sei que tem apreciado o meu trabalho.



– Quais são as cores preferidas da primeira-dama?



– A drª. Maria é uma pessoa versátil na cor, aprecia apontamentos de moda sempre de forma discreta.



– Qual é a sua grande preocupação quando a veste?



– Que se sinta bem, confortável e elegante.



"SOU ESTILISTA DA MINHA MULHER"



CM – A sua mulher, Carla, faz-lhe sugestões quando está a preparar uma colecção?



– Nunca conto o que vou fazer, gosto de ter as ideias bem definidas. Após um estudo bem delineado, gosto de trabalhar em equipa e forço a opinião. Não aceito "não gosto"; prefiro "eu fazia assim". Criticar sem saber fazer melhor é inútil. Ao lado de um grande homem há sempre uma grande mulher. A Carla é o meu braço-direito, esquerdo…



– A Carla está ‘autorizada’ a vestir outros estilistas?



– Aprendeu a ser exigente, tanto como pessoa como com a imagem. Elegeu-me como seu estilista pois considera que sou o melhor para ela… (risos)



– Tem a preocupação de fazer peças que possam ser vestidas por todos?



– Sem dúvida. Procuro elegância e simplicidade. As mulheres têm de se sentir confortáveis e reais.



– Onde é possível comprar as suas roupas?



– Tenho loja e ateliê no Fundão. E trabalho cada vez mais para clientes de Lisboa, de forma personalizada. As clientes contactam-me e eu vou ao seu encontro. A Loja das Meias foi escolhida por mim para divulgar a minha marca.



PRETO NO BRANCO



Se tivesse de eleger a primeira-dama que melhor veste, qual seria?



No passado, Jacqueline Kennedy, que por vezes é uma inspiração para mim. Hoje, provavelmente Carla Bruni.



Qual foi a peça mais cara que fez até agora e qual era o preço?



Não faço ideia, pois toda a parte comercial é orientada pela Carla. Limito-me a criar e a acompanhar o seu percurso. Nada sai do ateliê sem eu gostar, mesmo que a peça vá além do orçamento previsto.



Sempre desejou ser estilista?



A paixão pela moda levou-me a desistir do curso escolhido pela família. Tirei o curso de Designer especializando-me em moda. Aqui sim sinto-me plenamente realizado.



A crise chegou a vários estilistas. Também a sente?



A crise é sentida por todos, mas incomoda-me mais a crise de valores.



PERFIL



Carlos Gil nasceu a 15 de Agosto de 1968 em Nampula, Moçambique. Aos sete anos, mudou-se para Portugal e fixou-se no Fundão. Estilista escolhido por Maria Cavaco Silva para a vestir, estudou moda no Porto e actualmente dá aulas de produção de moda em Lisboa.




Sem comentários:

Enviar um comentário