segunda-feira, 25 de abril de 2011

Mobília funcional e barata...

Ter uma casa bem decorada não tem de custar uma fortuna, basta ser criativo e pensar um pouco para produzir uma decoração maravilhosa. Vai surpreender-se com os resultados finais… isto para não falar na reacção da família e dos amigos.
1 – Felizmente existem feiras e lojas de usados, que estão recheadas de artigos a baixo custo, onde pode fazer quase todas as compras para a decoração da sua casa. A maior parte das peças podem apenas precisar de uma pintura ou serem estofados para ficarem como novas. Para além de poupar dinheiro, está a ajudar o ambiente.
2 – Um simples espelho pode embelezar qualquer divisão de uma casa, para além do seu efeito óptico aumentar uma área pequena, e também dar mais luz às zonas escuras. Nem sempre o que é bonito tem de ser caro, pode encontrar vários espelhos de todos os tamanhos e feitios num feira ou loja de usados e antiquários.
3 – Se está cansada do branco das suas paredes ou acha que está fora de moda, e também não tem dinheiro para colocar um bonito papel de parede, os autocolentes e stencils de parede são uma excelente forma de dar um pouco de design e cor a um espaço, sem ter de gastar uma fortuna.
4 – As flores e as plantas também são um óptimo recurso decorativo que não requer grandes dívidas, principalmente se puder colhê-las do seu próprio jardim.
5 – Antes de pensar em oferecer ou deitar fora as suas mobílias, experimente renová-los. As cadeiras podem ser forradas ou estofadas com um novo tecido, ou então podem ser cobertas com umas capas amovíveis. Para além de ficarem extremamente diferentes, fica bastante económico. Quanto ao mobiliário pode ser pintado de uma nova cor para uma divisão completamente renovada, por exemplo. Para decorar a baixo custo, basta puxar pela imaginação…
6 – Pode ainda inspirar-se numa bonita produção de moda de uma revista, num livro com imagens de flores luxuosas ou cidades do mundo, ilustrações suas ou de alguém conhecido e até mesmo sobras de papel de parede para recortar, emoldurar e pendurar nas suas paredes.
7 – Pode também pegar na máquina de costura e confeccionar as suas cortinas, capas de almofadas e sofá toalhas de mesa, almofadas para cadeiras ou bancos, entre outros. Apenas precisa de comprar os tecidos.
8 – Uma forma gratuita de renovar o seu lar é aproveitando tudo o que já tem e dar aos objectos outra “cara”, uma nova função ou simplesmente, transportando-os para outro local da casa. Por exemplo, se quer renovar o seu quarto, troque as cortinas, tapetes, roupa de cama, almofadas, candeeiros e até os objectos decorativos com as do quarto de hóspedes; pode também substituir as cadeiras da cozinha pelas da sala de jantar. Por fim, dê uma vista de olhos por tudo aquilo que tem guardado em armários e que pode exibir sobre móveis, dando um descanso aos objectos que vê diariamente há meses ou anos.
9 – Tente vender mobilias e objectos que estão esquecidos no sótão ou na garagem e que, provavelmente, nunca mais voltará a usar. Para além de libertar espaço, o dinheiro conseguido com a venda pode servir para comprar outro objecto que anda a admirar à séculos e nunca teve possibilidades de comprar. Mesmo assim não se esqueça que existem estabelecimentos onde oferecem descontos na compra de uma artigo novo caso seja feita a entrega de um velho.
10 – Procure inspiração em revistas, cenários de séries e filmes, casas de familiares e amigos e depois comece por comparar preços, espere pelos saldos ou então forre os seus velhos abat-jours com aquele tecido que sobrou ou então pinte as suas próprias paredes. No caso de obras mais a fundo, que requerem picheleiros, carpinteiros e outros trabalhadores especializados, procure sempre referências junto de familiares e amigos, pedindo diversos orçamentos antes de tomar a decisão final.

1 comentário:

  1. Olá :)

    Está a decorrer o 2º Giveaway da Brown and Cappuccino. Passa pelo meu blog e participa.

    Beijinhos***

    Brown and Cappuccino*

    ResponderEliminar